SE PREPARAR É O FUNDAMENTAL!Se você acha que obter investimento é sempre melhor do empréstimo por "não ter juros e não precisar de garantia" deve lembrar que conquistar um investidor exige mais tempo e é mais difícil que conseguir um financiamento, sem contar que você terá um sócio permanente na empresa, que pode te ajudar, mas também irá cobrar resultados e ficará com uma parte dos seus lucros.
Para ilustrar isto, vamos supor que você esteja precisando de capital de giro, para aumentar seus estoques, pois está perdendo vendas por não ter produtos; supondo que precise de R$ 100.000,00 com prazo médio de giro (incluindo recebimento) de 3 meses, vamos comparar quanto terá de "pagar" por cada opção:
Como pode observar neste caso um empréstimo seria "mais barato" que investimento. Importante observar que isto se deve por sua necessidade ser de capital de giro em que você tem praticamente certeza do retorno do mesmo. Se o capital que você precisasse fosse para expansão da empresa, como contratação de novos funcionários, em que o retorno seja de longo prazo, o custo financeiro provavelmente iria ficar muito alto, neste caso sendo necessário um investimento (próprio ou de investidores). Tem dúvidas de como se preparar para conseguir investimento? Este será seu primeiro negócio e não sabe por onde começar? Não sabe como negociar a participação com seus sócios e/ou investidores? Estas e muitas outras perguntas são respondidas no e-book "Dicas e Segredos para Empreendedores" que você pode adquirir pela Amazon e começar a leitura agora mesmo no seu computador, tablet ou smartphone. Outros tópicos:
E se precisar de atendimento personalizado para seu caso, acesse o Serviço de Orientações de Dúvidas. |
|